quinta-feira, 15 de março de 2012




As cidades desempenham um importante papel, tanto como provedoras de emprego, moradia esse serviço, quanto como centros de desenvolvimento cultural, educacional e tecnológico, porta de acesso para o resto do mundo, centros industriais de processamento de produtos agrícolas e manufaturados e lugares onde se gera renda. Há um forte e positivo vínculo entre os níveis nacionais de desenvolvimento humano e os níveis de urbanização. Entretanto, um crescimento urbano acelerado implica desemprego crescente, degradação ambiental, escassez de serviços urbanos, sobrecarga da infraestrutura existente e falta de acesso a terra, a renda e a moradia adequada.
A pobreza é um dos principais agentes da degradação ambiental. Os pobres das cidades, impedidos de ter acesso aos escassos recursos naturais do meio urbano ou de se proteger das condições ambientais adversas, são mais afetados pelos impactos negativos da urbanização.
Um dos maiores problemas ambientais nas cidades é a carência de um sistema de saneamento adequado, o que leva não apenas à morte e contaminação de ecossistemas inteiros, mas aumentam os casos de doenças e a mortalidade, especialmente de crianças e idosos, pois o lixo é a casa ideal de vetores transmissores de doenças como ratos, baratas, mosquitos, etc. 

2 comentários:

  1. O blog apresenta uma interface moderna, simples e linguagem de fácil compreensão, retratando de forma concisa o atual estado do nosso planeta. Na abordagem realizada nos foi mostrado a falta de respeito e desinteresse de nossos governantes em melhorar para deixarmos para nossos filhos e filhos de nossos filhos um mundo melhor e com mais consciência ecológica e econômica para a sustentabilidade do mundo.
    Rodrigo Marinho de Menezes A-00070

    ResponderExcluir
  2. Esse texto nos mostra,que o crescimento urbano sem controle, afeta não só a vida de uma família,mas tanbém a sociedade,pois sem um lugar adequado para se morar,com saneamento básico,infraestrutura e outras necessidades básicas acaba por afetar a saúde da população,a vida econômica e também o meio ambiente.
    Por isso o achei interessante.

    ResponderExcluir